Disciplinas do Curso

O Curso de Oceanografia tem duração de 5 anos (10 semestres), onde o aluno deverá cumprir 204 créditos em disciplinas obrigatórias (3672 horas/aula), 12 créditos em disciplinas optativas (216 horas/aula), além de 120 horas/aula em Embarque obrigatório e 120 horas/aula em Atividades Técnico-Científico Culturais. O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é desenvolvido último ano de curso.

A maioria das disciplinas possuí entre 2 (36 horas/aula) e 4 créditos (72 horas/aula). A distribuição das disciplinas por semestre pode ser acessada na grade do curso ilustrada abaixo, também disponível no documento PDF  GradeOceano_Out2019_colorida e GradeOceano_Out2019_pretobranco.

 Detalhes atualizados sobre os pré-requisitos e equivalências destas disciplinas, encontram listadas e no Currículo do Curso, disponibilizado pelo CAGR/UFSC.

Já as Ementas das disciplinas encontram-se disponíveis na lista abaixo, que está organizada em semestres.


1o SEMESTRE

MTM 3100 PRÉ CALCULO (4 CRÉDITOS) Ementa: O corpo ordenado e completo dos números reais. Funções. Funções elementares. História da Matemática relacionada com o conteúdo. Pré-requisito: Sem.

MTM 5512 GEOMETRIA ANALÍTICA (4 CRÉDITOS) Ementa: Matrizes. Determinantes. Sistemas lineares. Álgebra vetorial. Estudo da reta e do plano. Curvas planas. Superfícies. Pré-requisito: Sem.

OCN 7027 INTRODUÇÃO A OCEANOGRAFIA (2 CRÉDITOS) Ementa: Organização do curso de Bacharelado em Oceanografia na UFSC. Ciências do Mar na UFSC. Conceituação e divisões da Oceanografia. História da Oceanografia. Meios flutuantes e instrumentação. Panorama da Oceanografia no Brasil e mercado de trabalho. Pesquisa oceanográfica (fontes bibliográficas e redação técnica). Pré-requisito: Sem.

BEG 7004 BIOLOGIA CELULAR (2 CRÉDITOS) Ementa: Diversidade celular. Organização da célula procarionte e eucarionte. Evolução celular. Aspectos morfológicos, bioquímicos e funcionais da célula, de seus revestimentos e de seus compartilhamentos sub-celulares. Integração morfofuncional dos diferentes componentes celulares. Métodos de estudo em biologia celular. Técnicas de estudo das células (microscopia de luz e eletrônica). Processos reprodutivos das células eucariontes, mitose, meiose. Pré-requisito: Sem.

BEG 7005 GENÉTICA BÁSICA (2 CRÉDITOS) Ementa: Base cromossômica da hereditariedade. Transmissão do material genético. Interações genéticas. Determinação gênica do sexo e herança ligada ao sexo. Ligação e recombinação. Pré-requisito: Sem.

ECZ 7110 FUNDAMENTOS DE ZOOLOGIA MARINHA (4 CRÉDITOS) Ementa: Introdução à Zoologia. Noções de embriologia. Morfologia e anatomia (estruturas, adaptações e funções), distribuição, ciclos de vida, aspectos comportamentais e ecológicos, e sistemáticos da fauna de ambientes aquáticos. Pré-requisitos: Sem.

QMC 5125 QUÍMICA GERAL EXPERIMENTAL A (2 CRÉDITOS) Ementa: Matéria. Conceitos gerais. Teoria atômica. Estrutura atômica. Configuração Eletrônica. Orbital Atômica. Ligações químicas: iônicas, covalentes, metálicas. Leis dos gases. Conceito de Mol. Funções químicas. Misturas. Soluções. Concentração de soluções. Equações Químicas. Reação redox. Introdução ao Equilíbrio químico; ácidos e bases; Calor de reação. Pré-requisito: Sem.

QMC 5151 QUÍMICA BÁSICA PARA A OCEANOGRAFIA (4 CRÉDITOS) Ementa: Estrutura da matéria. Estrutura atômica e molecular. Estequiometria. Propriedades dos gases. Termoquímica. Ligações químicas. Compostos iônicos e covalentes. Termodinâmica. Forças intermoleculares. Equilíbrio Químico. Soluções, solubilidade e concentração. Reações de oxi-redução. Sais em água. Introdução à Cinética Química. Pré-requisito: Sem.

DGL 8005 GEOLOGIA GERAL (4 CRÉDITOS) Ementa: Processos geradores de minerais e rochas tanto em nível interno da crosta como aqueles que se desenvolvem na interface crosta/biosfera/atmosfera. Pré-requisito: Sem.


2o SEMESTRE

MTM 3101 CÁLCULO 1 (4 CRÉDITOS) Ementa: Funções reais de variável real; funções elementares do cálculo; noções sobre limite e continuidade; a derivada; aplicações da derivada; integral definida e indefinida. Pré-requisito: Sem.

MTM 5245 ALGEBRA LINEAR (4 CRÉDITOS) Ementa: Espaço vetorial. Transformações lineares. Mudança de base. Produto interno. Transformações ortogonais. Autovalores e autovetores de um operador. Diagonalização. Aplicação da Álgebra linear às ciências. Pré-requisito: MTM 5512.

FSC 5101 FÍSICA I (4 CRÉDITOS) Ementa: Introdução aos conceitos fundamentais da cinemática e dinâmica. Leis de conservação da energia e do momento linear. Pré-requisito: Sem.

BOT 5150 FUNDAMENTOS DE BOTÂNICA (5 CRÉDITOS) Ementa: Conceitos e definições em Botânica. Noções sobre taxonomia. O âmbito da Botânica Marinha. Principais grupos de produtores primários marinhos. Origem, evolução, caracterização e ecofisiologia dos produtores primários marinhos. Importância econômica de produtores primários marinhos. Reconhecimento morfológico e taxonômico de cianobactérias, algas e fanerógamas marinhas. Pré-requisito: BEG 7004 E 7005.

MIP 7100 MICROBIOLOGIA MARINHA (3 CRÉDITOS) Ementa: Vírus marinhos – histórico, propriedades gerais, mecanismos de ação dos vírus, técnicas de identificação e quantificação de vírus marinhos para patógenos e no ambiente pelágico, interação dos vírus com bactérias e protistas nas cadeias marinhas e ciclos biogeoquímicos; Bacteria e Archaea marinhas – caracterização estrutural, fisiológica e genética, técnicas de quantificação, microrganismos marinhos extremófilos, papel nas cadeias alimentares e ciclos biogeoquímicos; Alça microbiana e alça viral em ecossistemas marinhos; Fungos marinhos – papel ecológico em ambientes marinhos. Tipos metabólicos de microrganismos marinhos, importância sanitária e biotecnológica dos microrganismos. Avaliação de qualidade microbiológica da água do mar. Pré-requisito: BEG 7004 E BEG 7005.

OCN 7010 NAVEGAÇÃO E MARINHARIA (2 CRÉDITOS) Ementa: Tipos e métodos de navegação; precisão requerida e intervalo de tempo entre posições. Distâncias na superfície da terra; a milha náutica; loxodromia e ortodromia. a direção do mar; rumos e marcações. A velocidade no mar. Outras unidades de medida utilizadas em navegação. Mapas e cartas; o problema da representação da Terra sobre uma superfície plana. Seleção do sistema de projeção; condições desejáveis em uma representação da superfície da terra sobre um plano. Classificação dos sistemas de projeções; designação dos sistemas de projeções. Projeções utilizadas em cartografia náutica; a projeção de Mercator. A carta náutica; utilização e interpretação de uma carta náutica na projeção de Mercator . O plano cartográfico náutico brasileiro. Planejamento e traçado da derrota. Determinação da posição no mar. Técnicas da navegação costeira. Noções básicas de marinharia. Pré-requisito: Sem.

QMC 5327 QUÍMICA ANALÍTICA TEÓRICA PARA OCEANOGRAFIA (2 CRÉDITOS) Ementa: Introdução à análise química. Equilíbrio químico em sistemas homogêneos. Fundamentos da análise volumétrica. Volumetria de neutralização. Equilíbrio químico em sistemas heterogêneos. Volumetria de precipitação. Equilíbrio e volumetria de óxido-redução. Equilíbrio e volumetria de complexação. Fundamentos da análise gravimétrica. Pré-Requisito: QMC5125, QMC5151.

OCN 7029 FISIOGRAFIA E EVOLUÇÃO DOS FUNDOS OCEÂNICOS (3 CRÉDITOS) Ementa: Caracterização da litosfera e diferenças entre a crosta oceânica e continental. Tectonismo. Espalhamento do fundo oceânico. Deriva continental. Ciclo dos oceanos. Formação das bacias oceânicas. Províncias fisiográficas dos oceanos. Margem Continental brasileira. Pré-requisito: GCN 7001.


3o SEMESTRE

MTM 3102 CÁLCULO 2 (4 CRÉDITOS) Ementa: Métodos de Integração. Aplicações da integral definida. Integrais impróprias. Funções de várias variáveis. Derivadas parciais. Aplicações das derivadas parciais. Integração múltipla. Pré-requisito: MTM 5161.

FSC 5112 FÍSICA II (4 CRÉDITOS) Ementa: Estudo da cinemática e dinâmica da rotação de corpos rígidos. Oscilações e ondas mecânicas (som). Noções sobre temperatura, calor, princípios da termodinâmica e teoria cinética dos gases. Pré-requisito: FSC 5101.

OCN 7041 OCEANOGRAFIA FÍSICA DESCRITIVA (4 CRÉDITOS) Ementa: Noções básica sobre a circulação atmosférica. Circulação oceânica. Calor e Temperatura: Espectro da Radiação Solar, Balanço de Calor na Superfície da Terra, Balanço de Calor nos Oceanos, Distribuições Horizontais e Verticais de Temperatura, Termoclinas, Variações Temporais do Campo de Temperatura. Água e Salinidade: Conservação de volume, Ciclo Hidrológico, Conservação de Sal, Salinidade Distribuições Horizontais e Verticais de Salinidade, Haloclinas, Variações Temporais do Campo de Salinidade. Pressão e Densidade: Conceitos, Efeitos da Temperatura da Salinidade, da Pressão sobre a Densidade, Equação do Estado da Água do Mar, Volume Específico, Distribuições Horizontais e Verticais de Densidade, Picnoclinas, Estabilidade Vertical. Massas de Água, Fundamentos da Termodinâmica da Água do Mar, Diagramas T-S, Métodos de Análises de Massas de Água. Circulação Termo-halina e distribuição de Massas de Água nos Oceanos. Acústica Submarina, Propagação do Som na Água do Mar, Diagramas de Raio, Instrumentos. Pré requisito: MTM 5161 e MTM 5512.

ECZ 7002 ECOLOGIA GERAL (4 CRÉDITOS) Ementa: Histórico e unidades de estudo em Ecologia. Condições do ambiente físico. Fatores bióticos do ambiente. Adaptações dos organismos ao ambiente. Ecologia de populações: parâmetros populacionais, crescimento populacional, tabelas de vida. Coevolução. Ecologia de comunidades. Fluxo de Energia e ciclo de matéria. Introdução à elaboração de hipóteses e investigação em Ecologia. Pré requisito: ECZ 7001 e BOT 5150.

OCN 7108 ANÁLISE DE DADOS OCEANOGRÁFICOS (4 CRÉDITOS) Ementa: Conceitos e métodos aplicados a aquisição, análise e interpretação de dados oceanográficos. População e amostra. Níveis de mensuração de variáveis. Amostragem. Organização e apresentação dos dados: tabelas e gráficos. Estatística Descritiva. Distribuições de Probabilidade. Testes de Hipóteses. Análise de Variância. Correlação e regressão lineares. Pré-requisito: MTM 5161.

QMC 5206 QUÍMICA ORGÂNICA BÁSICA (3 CRÉDITOS) Ementa: Hibridização. Isomeria. Conformações. Grupos Funcionais. Hidrocarbonetos alifáticos e aromáticos. Funções oxigenadas: Alcoóis, éteres, ésteres, aldeídos, cetonas e ácidos carboxílicos. Hidratos de carbono. Funções nitrogenadas: aminas, amidas, aminoácidos, proteínas. Polímeros e outros compostos de interesse biológico e tecnológico. Pré-Requisito: Sem.

QMC 5328 QUÍMICA ANALÍTICA EXPERIMENTAL PARA OCEANOGRAFIA (3 CRÉDITOS) Ementa: Equilíbrio químico em sistemas homogêneos. Introdução à análise volumétrica. Volumetria de neutralização. Volumetria de precipitação. Volumetria de óxido-redução. Volumetria de complexação. Análise gravimétrica. Noções de análise instrumental: técnicas aplicadas à análise de águas. Pré-Requisito: QMC 5313.


4o SEMESTRE

MTM 3103 CÁLCULO C (5 CRÉDITOS) Ementa: Noções de cálculo vetorial; integrais curvilíneas e de superfície; teorema de Stokes; teorema da divergência de Gauss; equações diferenciais de 1ª ordem; equações diferenciais lineares de ordem n; noções sobre transformada de Laplace. Pré-requisito: MTM 5162.

BOT 7009 FITOPLÂNCTON (3 CRÉDITOS) Ementa: Conceitos e classificações do fitoplâncton. Caracterização do habitat planctônico marinho. Florações de algas nocivas. Amostragem e métodos de estudo do fitoplâncton. Ecofisiologia do fitoplâncton. Produtividade primária nos oceanos (padrões e processos). Estrutura física da coluna de água e sua influência sobre o fitoplâncton. Fitoplâncton e processos oceanográficos. Interações tróficas do fitoplâncton. Quantificação da biomassa do fitoplâncton e tratamento de dados. Medição de taxas de crescimento de microalgas planctônicas. Produção primária e construção de curvas PxI. Simulações de processos envolvendo o fitoplâncton. Pré-requisito: BOT 5150, ECZ 7001, ECZ 7002 e OCN 7041.

ECZ 7010 ZOOPLÂNCTON (2 CRÉDITOS) Ementa: Classificação ecológica do zooplâncton, diversidade e adaptações. Distribuição espaço-temporal do zooplâncton, migração vertical e cadeias alimentares pelágicas. As relações fito-zooplâncton e massas de água. Zooplâncton e mudanças globais. Zooplâncton ao largo da costa brasileira. Métodos de estudo do zooplâncton: amostragem no campo à bordo de embarcação e processamento de amostras em laboratório. Pré-requisito: ECZ 7001, ECZ 7002.

BQA 7007 BIOQUÍMICA MARINHA (4 CRÉDITOS) Ementa: Química e importância biológica de aminoácidos, proteínas, carboidratos e lipídeos. Enzimas: cinética e inibição. Coenzimas e Vitaminas. Energética bioquímica e visão geral do metabolismo de organismos marinhos. Metabolismo de carboidratos, lipídeos, aminoácidos e proteínas em organismos marinhos. Interrelações e regulação metabólica. Bioquímica da fotossíntese: fotofosforilação e fixação de carbono em organismos marinhos. Estratégias alternativas de metabolismo e obtenção de energia em organismos marinhos. Pré-requisito: BEG 7004 E BEG 7005.

OCN 7011 BIOGEOQUÍMICA MARINHA (4 CRÉDITOS) Ementa: Entradas, transformações e distribuição da matéria inorgânica na água do mar: carbono, fósforo, nitrogênio e metais; produção, distribuição e oxidação da matéria orgânica no oceano; os fluxos na interface atmosfera-oceano e terra-oceano; acoplamento água-sedimento em áreas rasa e profundas, Isótopos estáveis e radiativos. Métodos de estudos. Pré-requisitos: ECZ 7002, QMC 5328.

OCN 7019 MÉTODOS EM OCEANOGRAFIA GEOLÓGICA (4 CRÉDITOS) Ementa: Instrumentos, métodos e aquisição de dados em oceanografia geológica discutidos em trabalho de campo embarcado. Análise composicional, física e estrutural dos sedimentos marinhos. Estatísticas e propostas de classificações associadas à distribuição das classes granulométricas e energia do agente de transporte. Métodos de datação e determinação das taxas de sedimentação. Paleoindicadores de processos sedimentares e oceanográficos. Pré-requisito: OCN 7002 e OCN 7108.

OCN 7015 GEOMÁTICA (4 CRÉDITOS) Ementa: Conceituação e evolução das Geotecnologias. Fontes de Dados. Elementos de Cartografia. Sistemas de Aquisição de Dados (GPS e Sensoriamento Remoto). Visualização de dados espaciais. Interpolação de dados Oceanográficos. Sistemas de Informação Geográfica. Pré-requisito: OCN 7108.


5o SEMESTRE

OCN 7042 FENÔMENOS DE TRANSPORTE (4 CRÉDITOS) Ementa: Definição de sólidos e gases. A hipótese do contínuo. Fenômeno do transporte. Hidrostática. Pressão em fluido estático. Tensão superficial. Noções de termodinâmica e compressibilidade. Primeira e segunda leis da termodinâmica. Cinética de fluidos. Especificações lagrangiana e euleriana. Derivada material. Linhas de corrente. Trajetórias e streaklines. Vorticidade e circulação. Escoamentos. Função de corrente e potencial de velocidade. Noções de tensores cartesianos. Leis de conservação: Conservação da massa; Conservação do momento linear; As equações de Navier-Stokes; Equações de Conservação Complementares: Conservação de Sal e Calor; Equação de Bernoulli. Pré requisito: OCN 7041, MTM 3103.

OCN 7043 INTERAÇÃO OCEANO-ATMOSFERA (4 CRÉDITOS) Ementa: Introdução ao sistema climático: atmosfera, oceano e superfície terrestre. Balanço de energia global. Balanço de radiação na atmosfera. Balanço de energia na superfície. Ciclo hidrológico. Circulação geral da atmosfera e o clima. Circulação geral dos oceanos e o clima. Sistemas Atmosféricos. História e evolução do clima da Terra. Sensibilidade climática e mecanismos de retroalimentação. Modelos globais climáticos. Mudanças climáticas naturais. Mudanças climáticas antrópicas. Clima da América do Sul. Fenômeno El Niño-Oscilação Sul e impactos no clima. Pré requisito: OCN 7041 E MTM 3103.

BOT 7011 FITOBENTOS (2 CRÉDITOS) Ementa: Componentes e Adaptações do Fitobentos marinho. Caracterização de habitats bênticos marinhos e costeiros. Padrões de histórias de vida em organismos fitobênticos. Ecologia trófica bêntica com foco nos produtores primários. Microfitobentos. Fitobentos estuarino. Fitobentos em Costões rochosos. Fitobentos em Praias arenosas. Fitobentos de Plataforma continental. Fitobentos em Recifes de Coral e Rodolitos. Fitobentos da Antártica. Influência da atividade humana sobre o fitobentos. Produção primária no bentos. Métodos de estudo do fitobentos. Reconhecimento de feições e processos do fitobentos. Pré-Requisito: BOT 5150 e ECZ 7002.

ECZ 7020 ZOOBENTOS (2 CRÉDITOS) Ementa: Características do relevo submarino – origem e configuração atual; tipos de substratos disponíveis: consolidados, inconsolidados, biológicos e antrópicos. Diversidade e categorias ecológicas dos invertebrados bentônicos marinhos: modos de alimentação e tipos de relações dos organismos com os substratos. Ciclos de vida de espécies representativas da fauna bentônica. Associação de espécies em comunidades/associações e taxocenoses; distribuição espacial: variações nos gradientes de profundidade e latitudinais. Recifes de corais e estuários, formações vegetadas sublitorais e da região entremarés. Características físico-químicas do sedimentos. Granulometria. Métodos, técnicas e padronizações de estudos em ecologia bentônica. Impactos antropogênicos sobre os ecossistemas bentônicos e atividades produtivas como pesca e maricultura. Pré-requisito: ECZ 7002.

ECZ 7037 FISIOLOGIA DOS ANIMAIS MARINHOS (3 CRÉDITOS) Ementa: Conhecimentos teóricos e práticos acerca da fisiologia de organismos marinhos de modo comparativo em termos evolutivos e filogenéticos. Mecanismos e estratégias fisiológicas de organismos marinhos. Aspectos da correlação dos mecanismos e estratégias com a ecologia dos organismos marinhos. Aspectos homeostáticos, sistêmicos, regulatórios e efetores dos organismos marinhos como um todo. Pré-requisito:.

OCN 7012 GEOQUÍMICA ORGÂNICA (4 CRÉDITOS) Ementa: Composição Química da Atmosfera Primitiva. Produção Primária. Matéria Orgânica na Geosfera. Diagênese. Catagênese. Formação do Petróleo. Carvão. Biomarcadores Geoquímicos. Técnicas Analíticas de Separação e Análise. Ciclo do Carbono. Variações Paleoclimáticas. Composição Isotópica. Poluentes Orgânicos. Técnicas Analíticas de Separação e Análise de petróleo. Pré-requisitos: QMC 5206.

OCN 7003 SEDIMENTOLOGIA MARINHA (4 CRÉDITOS) Ementa: Intemperismo e ciclo sedimentar. Tipos de sedimentos e suas possíveis classificações. Influência da evolução tectônica e dos eventos trans-regressivos do nível relativo do mar nos processos sedimentares. Processos dinâmicos no meio marinho. Sistemas deposicionais oceânicos e transicionais. Atividade prática (saída de campo) de reconhecimento de ambientes deposicionais da Ilha de Santa Catarina. Elementos de estratigrafia. Bacias sedimentares. Pré-requisito: OCN 7019.


6o SEMESTRE

OCN 7044 OCEANOGRAFIA DINÂMICA (4 CRÉDITOS) Ementa: A estrutura geofísica dos oceanos: a importância dinâmica da estratificação e da rotação; o efeito de Coriolis. Equações da continuidade e do movimento nos oceanos: conservação da massa e continuidade de volume; as equações de Navier-Stokes num sistema referencial não inercial. Elementos de análise de escalas: as aproximações do plano f, beta e tradicional; aproximação de Boussinesq. O movimento geostrófico: o número de Rossby; as equações da corrente geostrófica; componentes barotrópicas e baroclínicas das correntes geostróficas; a equação do vento térmico; pressão e geopotencial; o método dinâmico. Vorticidade: vorticidade relativa, planetária e conservação da vorticidade potencial. Teoria de Ekman: forças de atrito em um oceano turbulento; bombeamento de Ekman; ressurgência e subsidência. Modelos oceânicos de circulação: Modelos de Sverdrup, Stommel e Munk; a intensificação das correntes de contorno oeste. Circulação termohalina dos oceanos: circulação do oceano profundo; modelo de Stommel e Arons. Pré requisito: OCN 7042.

ECZ 7004 ECOSSISTEMA MARINHO E CONSERVAÇÃO (4 CRÉDITOS) Ementa: Ecossistemas marinhos como sistemas complexos – propriedades. Introdução aos principais ecossistemas oceânicos e costeiros. Características físicas e biológicas. Estrutura e função (biodiversidade, produtividade, teias tróficas, ciclagem). Serviços Ecossistêmicos. Impactos ambientais locais e globais. Mudanças de fase, espécies invasoras, crise da biodiversidade, resiliência. Valores e estratégias para a conservação: de espécies ao Manejo Baseado em Ecossistemas (EBM). Unidades de Conservação e SNUC. Abordagem de exemplos práticos relacionados a problemáticas de conservação na região. Pré-requisito: ECZ 7002 e 2000 h/a.

ECZ 7030 NECTON (4 CRÉDITOS) Ementa: Caracterização dos principais grupos de vertebrados marinhos. Caracterização dos principais habitats ocupados pelos vertebrados marinhos. Sistemática e evolução de peixes e tetrápodas marinhos. Noções de embriologia e anatomia dos vertebrados marinhos. As comunidades nectônicas. Alimentação, crescimento e mortalidade de vertebrados marinhos. Fases iniciais do ciclo de vida de peixes tetrápodas marinhos. Migração. Distribuição zoogeográfica. Adaptações ao ambiente. Funções ecológicas. Pesca da baleia e outros tetrápodas marinhas. Métodos de estudo das comunidades nectônicas. Pré-requisito: ECZ 7002.

GCN 7013 POLUIÇÃO MARINHA (4 CRÉDITOS) Ementa: Definição de poluição. Caracterização de poluentes. Efeitos biológicos e não-biológicos da poluição. Poluição na água. Poluição e recursos naturais, população. Necessidade de controle. Medidas preventivas e corretivas. Alterações físico-químicas do ambiente. Monitoramento. Pré-requisitos: OCN 7011 e OCN 7012.

OCN 7104 GEOFÍSICA MARINHA (4 CRÉDITOS) Ementa: Histórico do desenvolvimento da geofísica marinha. Noções de estrutura interna da Terra e propriedades físicas dos minerais e rochas. Ondas sísmicas nos oceanos. Ecossondagem e sonar de varredura lateral. Reflexão e refração. Noções de magnetometria e gravimetria. Pré-requisito: OCN 7003, FSC 5112 e OCN 7015.


7o SEMESTRE

OCN 7045 ONDAS E MARÉS (4 CRÉDITOS) Ementa: Ondas de gravidade superficiais: relação de dispersão, aproximações de águas rasas e de águas profundas, geração pelo vento, vagas, marulhos, refração, arrebentação, métodos de análise e de previsão. Ondas de gravidade internas: relação de dispersão, propagação vertical. Ondas influenciadas pela rotação da Terra: Ondas de Poincaré, ondas de Kelvin, ondas de Rossby. Marés: geração, teoria estática, teoria dinâmica, métodos de análise e de previsão. Pré requisito: OCN 7044.

BEG 7003 GENÉTICA DE POPULAÇÕES E PROCESSOS EVOLUTIVOS NOS OCEANOS (2 CRÉDITOS) Ementa: Estrutura genética de populações; Equilíbrio de Hardy-Weinberg; Efeito de gargalo, deriva genética e princípio fundador; População efetiva; Metapopulações Filogeografia e Filogenia; Especiação e Espécies crípticas; Barreiras biogeográficas e sua influência na especiação e estrutura das populações de organismos marinhos. Migração e conectividade de organismos marinhos. Pré-requisito: BEG 7005, BQA 7009 e 2000 h/a.

ECZ 7005 ECOLOGIA PESQUEIRA (4 CRÉDITOS) Ementa: Principais grupos de interesse para a pesca; produtividade do ambiente e pesca; fenômenos atmosféricos e pesca. Equipamentos e métodos de pesca: principais artes de pesca; atratores. Exploração dos recursos pesqueiros: atividades internacionais de pesca; produção pesqueira. Dinâmica de população: distribuição e abundância (unidade de estoque; migração; métodos de avaliação de estoque); relações de tamanho (regressão linear, relação peso-comprimento; fator de condição); seletividade do aparelho; crescimento (curva de von Bertalanffy; análise de freqüência de comprimento; método de Walford); reprodução e recrutamento para a pesca; mortalidade; padrões do ciclo de vida. Diagnóstico da população: Modelo de sobra de rendimento; Modelo de rendimento por recruta; Modelos de biomassa. Avaliação de estoque e monitoramento: coleta e análise de dados; estimativa de rendimento potencial; monitoramento e manejo da pesca. Pré-requisito: MTM 3101, OCN 7108, ECZ 7030.

OCN 7016 PRÁTICA DE EXTENSÃO (4 CRÉDITOS) Ementa: A política de extensão universitária e o papel da universidade pública na inserção social. Relações étnico-raciais, cultura afro-brasileira e indígena na zona costeira brasileira (Lei Federal 11645/2008; Parecer CNE 03/2004). A relação da Educação Ambiental com as Políticas de Educação Ambiental (Lei nº 9795/1999 e Decreto nº 4.281/2002). Atividade supervisionada por um professor para acompanhamento de projeto de Extensão voltado para a Oceanografia. Pré-requisito: 2000 h/a.

OCN 7014 RECURSOS MINERAIS MARINHOS (4 CRÉDITOS) Ementa: Introdução aos recursos minerais marinhos. Técnicas de exploração e explotação dos recursos minerais do mar. Recursos minerais superficiais e de sub-superfície associados aos ambientes da margem continental e bacia oceânica. Recursos minerais na água do mar. Explotação de hidrocarbonetos nas bacias sedimentares oceânicas. Impacto antropogênico da mineração no ambiente marinho. Aspectos legais e econômicos da explotação de recursos minerais em ambiente marinho. Recursos energéticos dos oceanos (energia renováveis). Pré-requisito: OCN 7004.


8o SEMESTRE

OCN 7046 HIDRODINÂMICA COSTEIRA E ESTUARINA (4 CRÉDITOS) Ementa: Equações hidrodinâmicas: Forma 3-D, Condições de contorno, Formas integradas das equações; Dinâmica de maré: Forçantes gravitacionais, Ondas longas, Ondas de plataforma, Maré oceânica, Maré na plataforma; Maré meteorológica: Forçantes meteorológicas, Resposta à pressão atmosférica, Resposta ao vento, Seiches; Dinâmica em água rasa: Harmônicas superiores, processos hidrodinâmicos, Efeito do atrito do fundo sobre perfis de corrente, Fluxos residuais, Interações não lineares; Classificação de estuários: Geomorfológica, Estratificação de salinidade, Outros sistemas marinhos costeiros; Dinâmica estuarina: Causas da mistura em estuários; Mistura na seção transversal, Dispersão longitudinal, Mistura e circulação em casos estacionários. Pré requisito: OCN 7044.

OCN 7018 METODOLOGIA DE PESQUISA (4 CRÉDITOS) Ementa: Filosofia e História da Ciência. Tipos de conhecimento. Procedimentos científicos. Estrutura e normas para a redação de projetos de Pesquisa Científica. Elaboração do projeto de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Pré-Requisito: ECZ 7004, OCN 7003, OCN 7013, OCN 7042, 2300 h/a.

OCN 7017 GESTÃO COSTEIRA INTEGRADA (4 CRÉDITOS) Ementa: Análise da Zona Costeira como um sistema físico-natural, socioeconômico, jurídico-administrativo e seus principais problemas socioambientais. Análise do histórico da ocupação da zona costeira no Brasil, incluindo o histórico das populações indígenas e afrodescendentes (Lei Federal 11645/2008; Parecer CNE 03/2004). Apresentação e análise da gestão costeira integrada a partir de conceitos, objetivos, princípios, características, processos e instrumentos, fomentando a discussão sobre as políticas públicas para a gestão e conservação da zona costeira, o uso que o homem faz desses recursos e dos espaços costeiros; os conflitos de uso gerados, bem como, as formas de planejar e gerenciar os usos e conflitos. A gestão costeira em outros países, no Brasil, em Santa Catarina e municípios costeiros. Pré-Requisito: ECZ 7002, ECZ 7004, ECZ 7005, OCN 7013 e OCN 7046.

OCN 7020 – EVOLUÇÃO MORFODINÂMICA DE AMBIENTES COSTEIROS (4 CRÉDITOS) Ementa: Sistemas Costeiros e Classificação de Costas. Consequências das variações do nível do mar. Noções de ondas e marés. Princípios de transporte de sedimentos e balanço sedimentar. Barreiras arenosas (antepraia, praia e dunas). Costas Rochosas. Gestão de erosão e inundação costeira. Pré-Requisito: OCN 7004 e OCN 7045.


9o SEMESTRE

OCN 7021 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I (10 CRÉDITOS) Ementa: Atividade supervisionada por um professor para acompanhamento de projeto de Pesquisa voltado para a Oceanografia. Pré-requisito: OCN 7018.


10o SEMESTRE

OCN 7022 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II (10 CRÉDITOS) Ementa: Atividade supervisionada por um professor para acompanhamento de projeto de Pesquisa voltado para a Oceanografia. Pré-requisito: OCN 7021.


ATIVIDADES COMPLEMENTARES

OCN 7031 EMBARQUE OBRIGATÓRIO (120 horas/aula). Para saber mais como participar dos embarques promovidos pela UFSC, contate a Secretaria do Curso ou diretamente o Coordenador de Embarques.

OCN 7032 ATIVIDADES TÉCNICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS (120 horas/aula). Para saber como validar as atividades técnico científico culturas, contate a Secretaria do Curso ou diretamente o Coordenador de Curso.