ORIENTAÇÕES PARA MATRÍCULA – ATENÇÃ0

Aluno

Aqui estão descritos os procedimentos administrativos que você deverá seguir para efetuar sua matrícula nas disciplinas, permanecer matriculado nelas e assim, evitar descobrir por acaso, após as 03 etapas de matrícula, que teve disciplinas canceladas.

O PROCESSO É BASTANTE SIMPLES SE CADA UM ASSUMIR A RESPONSABILIDADE PELA SUA MATRÍCULA!

Não serão aceitas, correções de matricula, após a última etapa de matrícula. Não importa o motivo alegado. O pedido será indeferido. Somente é feita correção de matrícula após as etapas, quando ocorre erro por parte da Coordenadoria. Portanto, verifique seu espelho de matrícula a cada resultado de matrícula liberado, conforme calendário acadêmico, mesmo que sua matrícula tenha dado certa já na primeira etapa. Esses procedimentos são sempre os mesmos em todos os semestres. O que muda são as datas dos pedidos de matrícula.

Um aspecto importante na vida acadêmica é a legislação que a rege. Qualquer problema que ocorra com você na Universidade, consulte a Resolução 17/CUn/1997  para tomar ciência dos seus direitos e deveres.

Consulte também o Calendário Acadêmico que está sempre disponível no CAGR e afixado no mural da Coordenadoria do Curso.

Antes de efetuar a matrícula, corrija seus dados cadastrais no CAGR, se for o caso, para não ter problema quando precisar de um atestado de matrícula e histórico escolar.

 

Leia com atenção e, caso tenha dúvida com a descrição ou no momento da matrícula, procure a Coordenadoria do Curso. Estes procedimentos estarão na página: http://oceanografia.ufsc.br e  afixados no mural da Coordenadoria do Curso

ETAPAS DE MATRÍCULA

A matrícula está dividida em 03 etapas, cada uma tem seu período determinado no calendário acadêmico, o qual está divulgado no CAGR, ou verifique na Coordenadoria do Curso.

Para efetuar a matrícula é necessário:

  1. Ter a senha de acesso ao sistema. Entrar no www.ufsc.br/CAGR, aluno.
  2. Ter o currículo do curso, para verificar pré-requisito e outras demandas.  A legislação 17/CUn/1997, Art. 44 diz A efetivação da matrícula somente poderá ocorrer com ausência de choques de horários e o cumprimento dos pré-requisitos. Parágrafo únicoO Colegiado do Curso poderá autorizar a quebra de pré-requisitos em caso excepcional. Esta solicitação deve ser feita por escrito, em formulário específico junto a coordenação do curso e será julgada na próxima reunião ordinário do colegiado. Contudo, o NDE-Oceanografia já apontou por não permitir a quebra de pré-requisito no curso.

A primeira e segunda etapa de matrícula é efetuada pelo aluno via Internet.A terceira etapa é de caráter excepcional, sendo feita via secretaria mediante formulário específico. A terceira etapa não será feita pelo aluno via Internet.

NOVO – DETALHES PARA MATRÍCULA NA TERCEIRA ETAPA:

Será solicitada via formulário na Secretaria do Curso.  Nessa etapa, NÃO SERÃO PERMITIDOS PEDIDOS DE MATRÍCULA QUE NÃO FORAM SOLICITADOS NA PRIMEIRA E SEGUNDA ETAPA. Só serão aceitos, pedidos de matrícula que foram indeferidos por falta de vaga nas duas etapas anteriores.

– Poderá ser solicitado matrícula em até 02 turmas de cada disciplina  (02 planos). As disciplinas com 01 turma deverá ser repetida nos três planos para não correr o risco de ficar sem matrícula na disciplina. O Computador concede matrícula por plano e não por disciplina. Caso você deixe de incluir uma disciplina em um plano e o computador deferir esse plano, terá que pedir a matrícula nessa disciplina na segunda etapa ou na  terceira etapa e correr o risco de ficar sem vaga (ficar sem matrícula)

Vocês terão prioridade nas turmas determinadas para o Curso de Oceanografia. Mas, as vagas poderão ser ocupadas por alunos de outros cursos, caso elas não sejam solicitadas pelos alunos do curso a que pertence a turma. Nesse caso, alunos do curso que pertencem as turmas poderão ficar sem matrícula e alunos de outros cursos poderão ocupar estas vagas.

Para se matricular em disciplinas de outros cursos, acessar GERAL no plano de matrícula, digitar o código da disciplina e então o computador apresentará todas as turmas e horários oferecidos pelo Departamento daquela disciplina.

 Lembre-se, essa matrícula é de caráter excepcional. Só poderá solicitar quem ficou sem vaga na primeira e segunda etapa.

As disciplinas que são de outros Deptos, como QMC, MTM e outros, o interessado deverá preencher o formulário e levar no Depto da disciplina para o Chefe do Depto analisar o pedido e conceder ou não a vaga. O interessado deverá devolver o formulário na Coordenadoria do curso assinado e no período de matrícula. Caso entregue o formulário na Coordenadoria do Curso após esse período, a matrícula não será efetivada.

Nessa terceira etapa a matrícula é feita pela  Coordenadoria do Curso  a partir dos formulário preenchidos e deferidos pelos Deptos das disciplinas. O formulário das vagas solicitadas para outros Deptos, mesmo que o prof. da disc. conceda a vaga,  terá que ter o carimbo e assinatura do Chefe do Depto.

 VERIFICANDO A MATRÍCULA

Para verificação do resultado de matrícula, consulte o espelho de matrícula e não o quadro de horários ou o atestado de matrícula. No espelho de matrícula estará registrado o histórico de sua matrícula. O espelho está dividido em três itens: primeiro estará registrado os planos de matrícula solicitados; no meio da folha, com o título “CONSISTÊNCIA DE MATRÍCULA, estarão registradas as disciplina com problema por falta de pré-requisito, reprovadas no semestre anterior por FI (freqüência Insuficiente), matrículas não concedidas por falta de vaga, trocas de turmas solicitadas e matrícula compulsória por falta vaga. Por último, com o título “RESULTADO” na porção inferior da folha estarão registradas as disciplinas que tiveram a matrícula deferida. No resultado da primeira etapa, as disciplinas com problema de pré-requisito  aparecerão no bloco das consistências e no resultado. No espelho do resultado da segunda etapa (ajuste), as disciplinas com problemas de pré-requisito, sairão do bloco “RESULTADO” e aparecerão somente no bloco das “CONSISTÊNCIAS”. Isto não significa que a vaga nessas disciplinas foram canceladas. A matrícula nessas disciplinas serão corrigidas pela Coordenadoria do Curso, na terceira etapa, na matrícula excepcional. Para a Coordenadoria  fazer essas correções, será verificado o cumprimento do pré-requisito .

Será consultado o histórico escolar e se tiver cursado o pré-requisito, a matrícula será corrigida pela Coordenadoria durante a matrícula excepcional (3ª  etapa).  Quem não tiver o pré-requisito, a matrícula continuará cancelada e o aluno não poderá cursá-la.

A matrícula compulsória em disciplinas que poderá aparecer no espelho será concedida pelo computador em turmas que o aluno não pediu. Isso poderá ocorrer, devido a falta de vaga  na  turma solicitada pelo aluno. O computador procura turma com vaga que se encaixe nos  horários do plano deferido.

Matrícula não concedida por falta de vaga, no resultado da primeira etapa, deverá ser repetida a matrícula na disciplina mesmo na turma sem vaga pela Internet e continuar assistindo as aulas e no resultado da segunda etapa será solicitada na matrícula excepcional.

Ressaltamos o seguinte:

– Matrícula em disciplina com Conceito I no pré-requisito.

Nesse caso, o conceito I terá que ser substituído pela nota final antes da 3º etapa de matrícula. A nota terá que constar no histórico ou o interessado terá que entregar na Coordenadoria do Curso, comprovante assinado pelo Chefe do Depto da Disc.  de que o conc. I foi substituído pela  nota  de aprovação.

– Histórico Escolar

Consultar o histórico escolar sempre que iniciar o semestre e verificar se todas as disciplinas que cursou estão no histórico e se as notas estão corretas. Os erros no histórico terão implicações no processamento de matrícula. Poderá baixar o IAA e não conseguir vaga em determinadas disciplinas.

Caso ocorra erro no histórico, procure a coordenadoria do seu curso.

Solicitamos a atualização dos dados cadastrais no CAGR, principalmente do EMAIL, (alguns estão em caracteres maiúsculos) dos  telefones e do celular inclusive. O contato da Coordenadoria com vocês, quando necessário, é por email ou por telefone.