TCC, Estágio, Iniciação Científica e Atividade de Extensão

Aluno,

Ao longo do seu curso de Graduação em Oceanografia você poderá procurar por oportunidades de estágio, iniciação científica e atividades de extensão. Para cada atividade há uma resolução institucional que deverá ser seguida. Mantenha suas atividades extra-classe regulamentadas para sua segurança e garantia de reconhecimento.

Coordenador de Estágio: Prof. Dr. Paulo Roberto Alves Pagliosa (ppagliosa@yahoo.com.br)

 

O ESTÁGIO, obrigatório ou não, só pode ser desenvolvido de acordo com a legislação nacional MEC (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11788.htm). O Curso de Graduação em Oceanografia adaptou a legislação MEC e Resolução UFSC ao Projeto Pedagógico do Curso no Regimento de Estágio.

Regulamento de Estágios do Curso de Oceanografia

Regulamento de Estagio 20/09/2016

Resolução de estágios UFSC:

Resolução nº 014/CUN/11 de 25/10/2011

Regimento de TCC do Curso de Oceanografia APROVADO em Junho/2016:

Regulamento TCC _ versão aprovada JUN2016

Coordenador de TCC: Prof. Emílio Paladino (paladino@sinmec.ufsc.br)

 

A INICIAÇÃO CIENTÍFICA – IC se refere a qualquer atividade de pesquisa que o aluno venha a desenvolver em um grupo de pesquisa, sob orientação de um pesquisador ou professor-orientador.  Esta atividade pode ser remunerada por uma bolsa de IC, a UFSC abre edital para bolsa PIBIC/CNPq anualmente e é o orientador que deve solicitá-la junto a Instituição. Diversos pesquisadores possuem projetos aprovados nos órgão de fomento, como CNPq e FAPESC, e possuem bolsas de IC para remunerar seus alunos. Se você receber bolsa de IC por um órgão que não seja o CNPq/PIBIC também deverá fazer o cadastro via PIBIC Voluntário UFSC!

 

A INICIAÇÃO CIENTÍFICA  VOLUNTÁRIA, se você tem interesse em desenvolver IC em um grupo de pesquisa da UFSC e não há disponibilidade de bolsa, você entra na categoria Bolsista Voluntário PIBIC.  Para tornar esta sua atividade formal na UFSC, você precisa se cadastrar no programa  Bolsista Voluntário via página virtual (http://voluntario.ufsc.br). A cada ano de IC-voluntário você deverá apresentar os resultados do seu trabalho na Semana de Pesquisa e Extensão da UFSC (SEPEX). O seu trabalho será avaliado por um grupo de consultores e você receberá um certificado da Instituição que validará esta atividade.

 

BOLSA DE EXTENSÃO, a UFSC oferece bolsa de extensão pelo edital PROBOLSA que é publicado anualmente. Para receber esta bolsa, você deverá atuar em um projeto de extensão cadastrado e aprovado pela UFSC. A solicitação de bolsa é feita pelo Coordenador do Projeto, o qual é um professor do quadro permanente da Instituição. Maiores informações: http://propesq.ufsc.br/extensao/probolsa

 

O Programa BOLSA PERMANÊNCIA foi instituído por meio da Resolução 015/CUn/2007, que o define como “um Programa de caráter social que visa propiciar auxílio financeiro aos alunos dos cursos de graduação presencial, classificados como em situação de carência socioeconômica, para sua permanência na Universidade”. Ele estabelece ainda que a concessão da bolsa ocorrerá mediante a alocação do aluno em um projeto de pesquisa, ensino ou extensão vinculado a sua área de formação. Se você estiver inserido em um projeto de pesquisa via bolsa permanência, não deixe de fazer seu cadastro no PIBIC/Voluntário UFSC, garantindo sua comprovação nesta atividade acadêmica. Maiores informações: http://prae.ufsc.br/estudantes/bolsa-permanencia

 

Veja o que melhor se adéqua ao seu interesse,  converse com os professores e participe de um grupo de pesquisa e/ou de extensão. Esta vivência é fundamental para sua formação profissional.