Ementas das Disciplinas

EMENTA DAS DISCIPLINAS OFERECIDAS

1. DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

Oceanografia Geral

GCN 7000 – Introdução a Oceanografia

Formação e transformação dos mares ao longo das eras geológicas; Introdução à Oceanografia Física, Geológica, Química e Biológica; O homem e o ambiente marinho: descobertas, impactos ambientais e demandas globais.

GCN 7005  – Oceanografia Geral

Práticas multidisciplinares e interdisciplinares sobre os conteúdos básicos de oceanografia física, química, geológica e biológica. Prática em projetos de pesquisa e extensão. Linhas de pesquisas oceanográficas e marinho-costeiras na instituição.

AQI 7003 – Fundamentos de Aqüicultura

Histórico e status da aqüicultura. Qualidade de água para aqüicultura. Alimentação natural.Noções básicas sobre reprodução de peixes.Noções básicas sobre nutrição.Sistemas de cultivo.Instalação para aqüicultura.Aqüicultura sustentável e sua interrelação com o meio ambiente. Natureza e extensão dos impactos ambientais causados pela aqüicultura.O efeito no seu próprio desenvolvimento e formas de evitá-los ou minimizá-los. Aqüicultura como instrumento de preservação ambiental: reciclagem de efluentes rurais, domésticos e industriais; controle biológico de pragas; repovoamento de ambientes naturais. Indicadores biológicos úteis para o controle ambiental.Educação ambiental.

GCN 7008 – Análise de Dados Oceanográficos

Conceitos e métodos aplicados a aquisição, análise e interpretação de dados oceanográficos.  Descrição e exploração de dados: população e amostra, níveis de mensuração de variáveis. Amostragem. Organização e apresentação dos dados: tabelas e gráficos. Estatística Descritiva. Distribuições de Probabilidade. Testes de Hipóteses. Correlação e regressão linear.

GCN 7015   – Geomática para Oceanografia

Elementos de Cartografia aplicada; Fontes de dados digitais (bases oceanográficas, cartas náuticas e imagens de satélite); Modelos de representação de objetos espaciais (linha de costa, pontos de coleta, etc.); Softwares de integração e análise de dados; Virtual Globes (Google Earth & Nasa World Wind); Sensoriamento Remoto e processamento digital de imagens orbitais; Técnicas de interpolação de dados batimétricos e amostrais; Sistemas de Informação Geográfica; Exemplos de aplicação em Oceanografia e estudos costeiros.

GCN  – Gerenciamento Costeiro

Apresentação e análise dos modelos de gerenciamento das zonas costeiras e fomenta a discussão sobre a questão da disponibilidade de recursos naturais de usos múltiplos que a Zona Costeira oferece, o uso que o homem faz desses recursos e dos espaços costeiros; os conflitos de uso gerados, bem como, as formas de planejar e gerenciar os usos e conflitos.

GCN   – Metodologia de Pesquisa

Estrutura do conhecimento científico. Procedimentos científicos. Projetos de Pesquisa Científica.Projetos de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

GCN   – Prática de Extensão

A política de extensão universitária e o papel da universidade pública na inserção social. Relações étnico-raciais, cultura afro-brasileira e indígena na zona costeira brasileira. Atividade supervisionada por um professor para acompanhamento de projeto de Extensão voltado para a Oceanografia.

GCN   – Prática de Pesquisa I

Atividade supervisionada por um professor para acompanhamento de projeto de Pesquisa voltado para a Oceanografia. Atividade desenvolvida dentre de instituições de ensino e pesquisa, empresas  ou organizações relacionadas a ciências do mar e órgãos ambientais.

GCN   – Prática de Pesquisa II

Atividade supervisionada por um professor para acompanhamento de projeto de Pesquisa voltado para a Oceanografia. Atividade desenvolvida dentre de instituições de ensino e pesquisa, empresas  ou organizações relacionadas a ciências do mar e órgãos ambientais.

 

Oceanografia Biológica

BEG 7002 – Biologia Celular e Microbiologia

Organização morfofuncional das células procarionte e eucarionte e de seus componentes subcelulares. Métodos básicos de estudos da célula. Ciclo celular. Principais grupos de microrganismos: Bactérias, Fungos, Algas e Protozoários. Estrutura e replicação de vírus. Diversidade metabólica: nutrição, metabolismo e crescimento de microrganismos. Habitats microbianos: função, diversidade e metidos de avaliação da microbiota aquática e terrestre em regiões costeiras. Importância dos microrganismos e os ciclos biogeoquímicos.

ECZ 7001 – Fundamentos de Zoologia e Embriologia

Introdução à Zoologia. Noções de embriologia. Morfologia e anatomia (estruturas, adaptações e funções), distribuição, ciclos de vida, aspectos comportamentais e ecológicos, e sistemáticos da fauna de ambientes aquáticos.

BOT 5150 – Fundamentos de Botânica Marinha

Conceitos e definições. Noções sobre taxonomia. Principais grupos de produtores primários marinhos. Origem e evolução dos produtores primários marinhos. Caracterização geral, Ciclos de vida, Diversidade filogenética e metabólica, Ecologia e distribuição, Importância econômica de: Cianobactérias, Micro e macroalgas, Fanerógamas marinhas.

ECZ 7002 – Ecologia Geral

Histórico e unidades de estudo em Ecologia. Condições do ambiente físico. Fatores bióticos do ambiente. Adaptações dos organismos ao ambiente. Coevolução. Introdução à elaboração de hipóteses e investigação em Ecologia. Conceito de comunidade e ecossistema: definição, histórico, visão organicista e individualista. Fluxo de Energia e ciclo de matéria em comunidades. Ação antrópica no fluxo de energia e ciclo de matéria.

BQA 7104 – Bioquímica e Biologia molecular para Oceanografia

Estrutura de Biomoléculas: Conceito de pH. Sistemas “Tampão”. Sistemas “Tampão” Fisiológicos. Noções Básicas de Estrutura de Carboidratos. Noções Básicas de Estrutura e Função de Lipídeos e Membranas Biológicas. Estrutura e Propriedades de Aminoácidos, Peptídeos e Proteínas. Funções de Proteínas. Propriedades de Enzimas. Metabolismo: Modelo Geral do Metabolismo Celular. Vias Metabólicas: Glicólise, Ciclo de Krebs, Cadeia de Transporte de Elétrons, Fosforilação Oxidativa, Oxidação de ácidos Graxos, Gliconeogênese, Via das Pentoses, Síntese e Degradação de Glicogênio, Biosintése de Ácidos Graxos, Noções Gerais sobre Metabolismo de Aminoácidos e Ciclo da Uréia. Ação de hormônios (insulina, glucagon e adrenalina) nas vias metabólicas. Integração de vias metabólicas. Biologia Molecular: Estrutura de DNA e RNA. Replicação de DNA. Transcrição de DNA. Síntese de Proteínas. Fotossíntese.

BOT 7010 – Fitoplâncton

Organismos autótrofos (fotossintéticos e quimiossintéticos) e heterótrofos. Fotossíntese, produção primária e fatores limitantes. Diversidade do fitoplâncton marinho. Classificação ecológica do zooplâncton, diversidade  e adaptações. Distribuição espaço-temporal do zooplâncton, migração vertical, cadeias alimentares pelágicas, camada de dispersão profunda. As relações fito-zooplâncton e massas de água.  Métodos de estudo do fitoplâncton e zooplâncton.

ECZ 7010 – Zooplâncton

Organismos autótrofos (fotossintéticos e quimiossintéticos) e heterótrofos. Fotossíntese, produção primária e fatores limitantes. Diversidade do fitoplâncton marinho. Classificação ecológica do zooplâncton, diversidade  e adaptações. Distribuição espaço-temporal do zooplâncton, migração vertical, cadeias alimentares pelágicas, camada de dispersão profunda. As relações fito-zooplâncton e massas de água.  Métodos de estudo do fitoplâncton e zooplâncton.

BEG 7003 – Genética de Populações Marinhas

Base cromossômica da hereditariedade. Transmissão do material genético. Interações genéticas. Determinação gênica do sexo e herança ligada ao sexo. Ligação e recombinação. Noções de herança quantitativa. Os genes nas populações. Frequências gênicas e genotípicas. O equilíbrio de Hardy-Weinberg. Metapopulações. Aspectos ecológicos e evolutivos.

ECZ 7020 – Zoobentos

Introdução aos organismos zoobentônicos. Características Gerais dos organismos, biologia, fisiologia, reprodução e ecologia de bentos marinho.  Comunidades de costões rochosos, de ambientes recifais, manguezais, marismas, praias arenosas e grandes profundidades. Principais fatores ambientais influenciando a estrutura das comunidades zoobênticas. Métodos de amostragem.

BOT 7011 – Fitobentos

Introdução aos organismos fitobentônicos. Características Gerais dos organismos, biologia, fisiologia, reprodução e ecologia de macroalgas, microalgas e gramas marinhas. Comunidades de costões rochosos, de ambientes recifais, de bancos de rodolitos e de pradarias marinhas. Principais fatores ambientais influenciando a estrutura das comunidades fitobênticas. Métodos de amostragem em costão rochoso. Métodos de estudos ecofisiológicos.

ECZ 7030 – Nécton

Caracterização dos principais grupos de vertebrados marinhos. Caracterização dos principais habitats ocupados pelos vertebrados marinhos. Sistemática e evolução de peixes e tetrápodas marinhos. Noções de embriologia e anatomia dos vertebrados marinhos. Noções de fisiologia: respiração, circulação, metabolismo, excreção, osmorregulação, órgãos dos sentidos, movimento, controle e integração. As comunidades nectônicas. Alimentação, crescimento e mortalidade de vertebrados marinhos. Fases iniciais do ciclo de vida de peixes tetrápodas marinhos. Migração. Distribuição zoogeográfica. Adaptações ao ambiente. Funções ecológicas. Pesca da baleia e outros tetrápodas marinhas. Métodos de estudo das comunidades nectônicas.

ECZ 7004  Ecossistemas marinhos e Conservação

Principais tipos de ecossistemas costeiros marinhos: lagoas, lagunas costeiras, estuário manguezais e marismas, dunas, restingas, praias, recifes de corais e outros ecossistemas. Classificação. Características físicas e biológicas. Estrutura e função (produtividade, ciclagem, etc.). Interações biológicas. Evolução natural. Degradação. Impactos ambientais. Biogeografia marinha. Políticas de desenvolvimento integrado e suas características. Instrumentos de gestão e suas implementações: conceitos e práticas. Base legal e institucional para a gestão ambiental. Legislação ambiental. Auditoria ambiental. Controle de qualidade ambiental. Teoria do planejamento: histórico e conceituação. Planejamento e o enfoque ambiental: critérios ambientais na definição do planejamento.

ECZ  – Recursos Pesqueiros

Principais grupos de interesse para a pesca; produtividade do ambiente e pesca; fenômenos atmosféricos e pesca. Equipamentos e métodos de pesca: principais artes de pesca; atratores. Exploração dos recursos pesqueiros: atividades internacionais de pesca; produção pesqueira. Dinâmica de população: distribuição e abundância (unidade de estoque; migração; métodos de avaliação de estoque); relações de tamanho (regressão linear, relação peso-comprimento; fator de condição); seletividade do aparelho; crescimento (curva de von Bertalanffy; análise de freqüência de comprimento; método de Walford); reprodução e recrutamento para a pesca; mortalidade; padrões do ciclo de vida. Diagnóstico da população: Modelo de sobra de rendimento; Modelo de rendimento por recruta; Modelos de biomassa. Avaliação de estoque e monitoramento: coleta e análise de dados; estimativa de rendimento potencial; monitoramento e manejo da pesca.

Oceanografia Física

FSC 5064Física para Aqüicultura

Medidas físicas, vetores, noções de mecânica, mecânica dos fluidos, fenômenos térmicos, fenômenos ondulatórios, tópicos de eletricidade.

MTM 5161 – Cálculo A

Funções reais de variável real; funções elementares do cálculo; noções sobre limite e continuidade; a derivada; aplicações da derivada; integral definida e indefinida.

MTM 5162 – Cálculo B

Métodos de Integração. Aplicações da integral definida. Integrais impróprias. Funções de várias variáveis. Derivadas parciais. Aplicações das derivadas parciais. Integração múltipla.

MTM 5163 – Cálculo C

Noções de cálculo vetorial. Integrais curvilíneas e de superfície. Teorema de Stokes. Teorema da divergência de Gauss. Equações diferenciais de primeira ordem. Equações diferenciais lineares de ordem n. Noções sobre transformada de Laplace.

MTM 5512 – Geometria Analítica

Matrizes. Determinantes. Sistemas lineares. Álgebra vetorial. Estudo da reta e do plano. Curvas planas. Superfícies.

ENS 5320 Oceanografia Física Descritiva

Noções Básicas de Ondas e Marés. Aspectos Introdutórios à Oceanografia Costeira e Estuarina. Calor e Temperatura: Espectro da Radiação Solar, Balanço de Calor na Superfície da Terra, Balanço de Calor nos Oceanos, Distribuições Horizontais e Verticais de Temperatura, Termoclinas, Variações Temporais do Campo de Temperatura. Água e Salinidade: Conservação de volume, Ciclo Hidrológico, Conservação de Sal, Salinidade Distribuições Horizontais e Verticais de Salinidade, Haloclinas, Variações Temporais do Campo de Salinidade. Pressão e Densidade: Conceitos, Efeitos da Temperatura da Salinidade, da Pressão sobre a Densidade, Equação do Estado da Água do Mar, Volume Específico, Distribuições Horizontais e Verticais de Densidade, Picnoclinas, Estabilidade Vertical. Massas de Água, Fundamentos da Termodinâmica da Água do Mar, Diagramas T-S, Métodos de Análises de Massas de Água. Circulação Termo-halina e distribuição de Massas de Água nos Oceanos. Acústica Submarina, Propagação do Som na Água do Mar, Diagramas de Raio, Instrumentos.

ENS 5321 Interação Oceano Atmosfera

Balanço energético da Terra; padrão de circulação atmosférica, ventos sinópticos. Corrente: padrão de circulação oceânico; efeitos da rotação da terra, da estratificação das águas e da ação do vento. Tópicos especiais (El Niño).

ENS 5104 Fenômenos de transporte

Conceitos fundamentais em mecânica dos fluidos; dimensões e unidades; sólidos líquidos e gases; a hipótese do contínuo; o fenômeno do transporte; tensão superficial; viscosidade; noções de termodinâmica e compressibilidade. Hidrostática: pressão em fluido estático; manômetros; forças sobre superfícies planas e curvas submersas. Análise de escoamentos: especificações lagrangiana e euleriana; derivada material; linhas de corrente; trajetórias e streaklines; vorticidade e circulação; escoamentos uni, bi e tri-dimensionais; função de corrente e potencial de velocidades. Leis básicas para sistemas e volumes de controle; conservação da massa; equação da quantidade de movimento linear; primeira e segunda lei da termodinâmica; equação de Bernoulli; escoamento laminar de fluidos viscosos incompressíveis; escoamento isotérmico; equações de Navier-Stokes. Conceitos fundamentais em transmissão de calor: dimensões e unidades. Leis básicas da transmissão de calor: condução, convecção e radiação; mecanismos combinados de transmissão de calor; condução unidimensional em regime permanente. Difusão molecular e transporte de massa.

ENS 5322 Oceanografia Dinâmica

A estrutura geofísica do oceano. A importância dinâmica da estratificação. A importância dinâmica da rotação e o efeito de Coriolis. Sistemas esférico, cilíndrico e cartesiano. Equações da continuidade e do movimento no oceano. Conservação da massa e continuidade de volume. As equações de Navier-Stokes num sistema referencial não inercial. Elementos de análise de escalas. As aproximações do plano f, beta e tradicional. Aproximação de Boussinesq. O movimento geostrófico. O Número de Rossby. As equações da corrente geostrófica. Componentes barotrópicas e baroclínicas das correntes geostróficas. A equação do vento térmico. Pressão e geopotencial. O método dinâmico. Teoria de Ekman. Tensões de Reynolds e Forças de atrito num oceano turbulento. Correntes de deriva em oceano infinito e oceano finito. Bombeamento de Ekman. Ressurgência e Subsidência. A camada de Ekman Bêntica.

ENS Ondas e Marés

Ondas de gravidade superficiais: relação de dispersão, aproximações de águas rasas e de águas profundas, geração pelo vento, vagas, marulhos, refração, arrebentação, métodos de análise e de previsão. Ondas de gravidade internas: relação de dispersão, propagação vertical. Ondas influenciadas pela rotação da Terra: Ondas de Poincaré, ondas de Kelvin, ondas de Rossby. Marés: geração, teoria estática, teoria dinâmica, métodos de análise e de previsão.

ENS Hidrodinâmica Costeira e Estuarina

Equações hidrodinâmicas: Forma 3-D, Condições de contorno, Formas integradas das equações; Dinâmica de maré: Forçantes gravitacionais, Ondas longas, Ondas de plataforma, Maré oceânica, Maré na plataforma; Maré meteorológica: Forçantes meteorológicas, Resposta à pressão atmosférica, Resposta ao vento, Seiches; Dinâmica em água rasa: Harmônicas superiores, processos hidrodinâmicos, Efeito do atrito do fundo sobre perfis de corrente, Fluxos residuais, Interações não lineares; Classificação de estuários: Geomorfológica, Estratificação de salinidade, Outros sistemas marinhos costeiros; Dinâmica estuarina: Causas da mistura em estuários; Mistura na seção transversal, Dispersão longitudinal, Mistura e circulação em casos estacionários.

Oceanografia Geológica

GCN 7001 – Geologia Geral 1

Processos geradores de minerais e rochas tanto a nível interno da crosta como aqueles que se desenvolvem na interface crosta/biosfera/atmosfera.

GCN 7002 – Geologia Geral 2

Síntese dos fenômenos geológicos ao longo do tempo mostrando o condicionamento da atual paisagem aos eventos do passado, retratando os conhecimentos e evolução geológica no espaço brasileiro com destaque para Santa Catarina. Estudo dos princípios, características e fenômenos envolvidos na formação de recursos minerais e suas conseqüências para as sociedades e nações.

GCN 7003 – Sedimentação Marinha

Conceitos fundamentais de sedimentologia; Ciclo sedimentar e intemperismo; Macro-condicionantes das distribuição sedimentar; Instrumentação e técnicas de amostragem; Propriedades texturais, morfoscópicas, químicas e mineralógicas dos sedimentos; Processos de erosão, transporte e deposição sedimentar; Origem, tipos e distribuição dos sedimentos marinhos; Ambientes costeiros e oceânicos de sedimentação; Seqüências e Estruturas sedimentares; Paleoambientes de sedimentação; Bacias sedimentares.

GCN 7004 – Geofísica Marinha

Histórico do desenvolvimento dos métodos geofísicos marinhos. Estrutura interna da terra. Propriedades físicas de minerais e rochas. Ecossondagem e sonar de varredura lateral. Ondas sísmicas no oceano. Reflexão e refração. Perfilagem sísmica contínua. Refração sísmica. Magnetometria e gravimetria. Métodos geofísicos em testemunhos.

GCN 7014 – Recursos Minerais Marinhos

Recursos não renováveis: conceitos de minério, jazida, reservas. Política e legislação mineral do Brasil. O mapa metalogenético do Brasil. Recursos minerais marinhos. Minérios metálicos, ferrosos e não ferrosos, não metálicos, combustíveis.

Oceanografia Química

QMC 5125 – Química Geral Experimental A

Matéria. Conceitos gerais. Teoria atômica. Estrutura atômica. Configuração Eletrônica. Orbital Atômica. Ligações químicas: iônicas, covalentes, metálicas. Leis dos gases. Conceito de Mol. Funções químicas. Misturas. Soluções. Concentração de soluções. Equações Químicas. Reações redox. Introdução ao Equilíbrio químico; ácidos e bases; Calor de reação. Introdução à Termoquímica.

QMC 5151 – Química Básica para Oceanografia

Estrutura da matéria. Estrutura atômica e molecular. Estequiometria. Propriedades  dos  gases.  Termoquímica.  Ligações  químicas.   Compostos iônicos  e  covalentes. Termodinâmica.  Forças  intermoleculares. Equilíbrio Químico. Soluções,  solubilidade  e  concentração. Reações  de  oxi-redução. Sais em água. Introdução à Cinética Química.

QMC 5313 – Química Analítica

Objetivos e importância. Teoria dos principais métodos empregados em Química Analítica. Teoria dos princípios químicos em análise química. Química analítica  qualitativa. Química analítica dos cátions. Química analítica dos ânions. Química analítica quantitativa. Estudo teórico e análise quantitativa inorgânica.

QMC 5206 – Química Orgânica Básica

Hibridização. Isomeria. Conformações. Grupos Funcionais. Hidrocarbonetos alifáticos e aromáticos. Funções oxigenadas: Alcóois, éteres, ésteres, aldeídos, cetonas e ácidos carboxílicos. Hidratos de carbono. Funções nitrogenadas: aminas, amidas, aminoácidos, proteínas. Polímeros e outros compostos de interesse biológico e tecnológico.

GCN 7011 – Biogeoquímica Marinha

Formação e transformação dos mares ao longo das eras geológicas; Introdução à Oceanografia Física, Geológica, Química e Biológica; O homem e o ambiente marinho: descobertas, impactos ambientais e demandas globais; Entradas e transformação da matéria orgânica e inorgânica na água do mar, os fluxos na interface terra-oceano, partículas e colóides no oceano e fluxo para os sedimentos, oxidação e redução no processo de sedimentação, a interface sedimento-água no mar. Metais. Isótopos estáveis e radiativos. Métodos de estudos.

GCN 7012  – Geoquímica Orgânica

Composição Química da Atmosfera Primitiva. Evolução da Vida. Produção Primária. Matéria Orgânica na Geosfera. Diagênese. Catagênese. Formação do Petróleo. Carvão. Biomarcadores Geoquímicos. Técnicas Analíticas de Separação e Análise. Ciclo do Carbono. Variações Paleoclimáticas. Composição Isotópica. Poluentes Orgânicos.

2.DISCIPLINAS OPTATIVAS SUGERIDAS

DAS 5931 – Programa de Intercâmbio I

Participação em Programa de Interccâmbio Acadêmico, decorrente de convênio assinado com Instituiçõe de Ensino Superior, Agências de Fomento, Centros de Pesquisa, e instituições semelhantes, visando a realização de atividades acadêmicas como cursos, estágios  e pesquisas orientados ao aprimoramento da formação do aluno, devidamente aprovadas pelo Colegiado do Curso.

DAS 5932 – Programa de Intercâmbio II

Continuidade da participação em Programa de Intercâmbio Acadêmico visando a realização de cursos, estágios e pesquisas orientados ao aprimoramento da formação do aluno.

DIR 5555 – Direito Ambiental

Conceito e princípios do Direito Marítimo. Origem da navegação e do Direito Marítimo. Embarcação. Armação de embarcação. Capitão de embarcação. Contrato de Ajuste e seus efeitos. Acidentes marítimos. Seguro Marítimo. Crédito Naval. Direitos e obrigações em nível do Direito Marítimo, Direiro marítimo internacional: a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar.

ECZ 5111 – Limnologia

Principais ecossistemas aquáticos continentais brasileiros, com ênfase sobre os catarinenses. Introdução à ecologia de rios, lagos, lagoas, represas, açudes e tanques de cultivo. Ambientes naturais e artificiais. Origem e classificação. Principais parâmetros físico-químicos. Principais comunidades bióticas. Produtividade. Ciclagem de nutrientes. Eutrofização. Principais tipos de degradação e impactos ambientais. Noções de manejo. Gerenciamento. Legislação. Política Nacional de Recursos Hídricos.

ECZ 7050 – Educação e Problemática Ambiental

Caracterização, origens e enfrentamento da Problemática Ambiental. Educação e Problemática Ambiental, uma visão crítica: as diversas correntes de pensamento. Discussão de propostas e experiências: fundamentação teórica, metodologia e efetividade.

EFC 5556  – Natação

A consciência do corpo e fundamento da aptidão física relacionada à saúde. O conhecimento do corpo  articulado à realidade. Capacidade de movimentos e sentimentos nas ações humanas. Estilo de vida e conceito da saúde. Nutrição, peso e exercício físico. Stress. Fadiga. Noções básicas sobre saúde e funcionalidade do seu corpo no desporto aquático. Histórico e evolução.  Adaptação ao meio líquido do crawl e costa.

OCN 7007 – Processos Costeiros

Analisar a origem e evolução da Zona Costeira tendo por base a investigação dos processos dinâmicos e das feições que estabelecem sobre este espaço.

OCN 7006 –  Estudo de Impacto Ambiental

Conceito de impacto ambiental. Fatores ambientais. Análise multicritério. Análise de ciclo de vida. Evolução das metodologias de análise de impacto ambiental. Metodologias utilizadas como instrumentos de identificação, descrição, seleção e valorização de impacto ambiental. Aplicação dos estudos de AIA no Brasil.  Experiências internacionais.

GCN 5203 – Introdução à Cartografia

Estudo dos fundamentos teóricos e práticos da Cartografia Geral, visando o conhecimento básico dos mapas e suas particularidades.

GCN 5959 – Sensoriamento remoto

Bases físicas do sensoriamento remoto. Tipos de sensores e de dados. Tratamento e interpretação de imagens de satélite para oceanografia e processos costeiros. Processamento digital de imagens. Sensoriamento remoto e sistemas de informação geográfica

OCN – Tópicos Especiais em Oceanografia

Conteúdos diversos, caracterizando um programa aberto, onde se dará ênfase aos aspectos relevantes e inovadores para a complementação da formação do Oceanógrafo.

QMC 5130 – Química Inorgânica

Ligação Química: teoria de ligação de valência, fundamentos de teoria do orbital molecular, ligação iônica. Química dos ácidos e bases: aspectos da teoria de Pearson. Aspectos da química dos metais alcalinos e alcalino-terrosos. Aspectos relevantes da química dos metais de transição da primeira série. Fundamentos da química de coordenação: teoria do campo cristalino. Aspectos relevantes da química dos não-metais. Sais nutrientes.

QMC 5316 – Química Instrumental

Condutometria. Eletroanalítica. Potenciometria. Voltametria. Amperometria. Métodos de análise espectral de absorção no UV e visível. Métodos de análise espectral de chama. Fotometria de chama. Absorção atômica. Fluorescência atômica. Espectrometria de emissão atômica por plasma. Cromotografia gasosa. Automação em Química Analítica.

ECZ 7003 Oceanografia por Satélites

Introdução e histórico do sensoriamento remoto dos oceanos. Principais satélites. Sensores ativos e passivos. Aplicações do sensoriamento remoto na oceanografia. Princípios físicos do sensoriamento remoto. Interação da radiação eletromagnética com a água do mar. Cor do mar. Estimativas de clorofila-a e produção primária marinha através de imagens de satélites. Aquisição e processamento de imagens de satélites de cor do oceano. Estimativa da temperatura da superfície do mar por satélite: princípios e aplicações. Aplicações de microondas ao monitoramento oceânico. Aplicações de sensoriamento remoto ao estudo de ecossistemas costeiros.  Missões de campo como suporte ao sensoriamento remoto dos oceanos.

ENS 5321 – Análise de Séries Temporais

Fundamentos probabilísticos dos processos estocásticos.  Modelos de series temporais estacionários e não estacionários.  Identificação do modelo. Modelos de series temporais sazonais. Análise de Fourier. Teoria espectral de processos estacionários. Estimação do espectro. Analise bivariada.

ENS  – Modelagem numérica

Introdução e aspectos gerais da modelagem numérica. Conceitos básicos: estabilidade, consistência e convergência. Esquemas de diferenças finitas. Sistemas de grades alternadas e alinhamento de grades. Condições de contorno computacionais. Instabilidade não linear. Métodos de iniciação de modelos numéricos hidrodinâmicos bi e tridimensionais, lineares e não lineares. Separação dos modos de oscilação internos e externos. Soluções na vertical. O método dos elementos finitos.

ENS  – Ondas Geradas pelo Vento

Ondas de gravidade superficiais: relação de dispersão, aproximações de águas rasas e de águas profundas, geração pelo vento, vagas, marulhos, refração, arrebentação, métodos de análise e de previsão.

OCN – Sobrevivência no Mar

1. Capacitação e adestramento dos tripulantes. Avaliação dos possíveis riscos da missão a ser executada. Prioridades técnicas e administrativas. Importância do treinamento.

2. Noções de primeiros socorros. Princípios básicos. Reconhecimento do indivíduo enfermo. Cinetoses. Afogamento. Distúrbios eletrolíticos. Insolação e Internação. Hipotermia.

3. Padronização do atendimento primário do politraumatizado.

4. Reações alérgicas. Infecções freqüentes. Dor abdominal. Queimaduras. Fraturas. Ferimentos. Hemorragias. Convulsões. Síncopes. Que fazer. Transporte de acidentado.

5. Sobrevivência no mar. Recomendações.

6. Animais peçonhentos e plantas tóxicas.

7. Parada cárdio-respiratória. Trauma. Exercícios práticos.

OCNMergulho Científico (equivalente AQI 5325)

Aspectos gerais sobre mergulho livre e autônomo. Fisiologia do mergulho. Tecnologia e equipamentos de mergulho. Técnicas especiais: busca e recuperação, mergulho no escuro. Biologia no mergulho.